quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Outubro – Mês Internacional da Biblioteca Escolar


Com a finalidade de assinalar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar e promover o papel da biblioteca no agrupamento, a Equipa das Bibliotecas Escolares, em articulação com os docentes, realizou, ao longo do mês de outubro, as seguintes atividades:
6 de outubro – Obrigado professor – ação de homenagem e agradecimento aos professores, em todas as escolas do agrupamento. Os docentes foram recebidos por uma chuva de palmas de um grupo de alunos, alguns dos quais seguravam cartazes alusivos à importância do professor. Na sala dos professores, foi lido um poema de agradecimento por um aluno/ grupo de alunos e entregue uma flor a cada docente.
11 a 21 de outubro – Sessões de formação de utilizadores  - os alunos dos 1.º e 5.º anos foram levados pelos respetivos professores titulares de turma/diretores de turma à biblioteca escolar, onde lhes foi explicado a forma como a mesma está organizada, foi-lhes divulgado o guia do utilizador e apresentada a história “Leónia devora os livros”.
14/17 de outubro – Montra de livros – no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, foram expostos, nas bibliotecas escolares ou no hall de entrada, livros alusivos à alimentação.
12 de outubro – Stilton na escola – com o apoio da Editorial Presença, realizaram-se duas sessões na Escola Básica Nuno Álvares e outra na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, destinadas aos alunos do 1.º Ciclo. Foi-lhes apresentada uma das histórias da coleção “Geronimo Stilton”, bem como o site relativo a esta coleção. A sessão terminou com a chegada da personagem Stilton, o qual distribuiu um brinde a todos os alunos e procedeu ao carimbautógrafo dos livros adquiridos ou trazidos de casa pelos alunos.
31 de outubro – Apresentação da história “Desculpa… por acaso és uma bruxa?” -  nas bibliotecas escolares da Escola Básica Nuno Álvares e da Escola Básica Aristides de Sousa Mendes,  os alunos do 4.º ano que frequentam o Clube da Hora do Conto apresentaram uma história alusiva ao Halloween.
31 de outubro – Lançamento da VIII edição do Concurso Concelhio de Poesia, Prosa e Ilustração -  este ano, o concurso é subordinado ao tema “Um livro, um amigo”.




Sem comentários:

Enviar um comentário