Escola a Ler

Objetivos

·         Desenvolver as competências de leitura, melhorando a fluência e a compreensão leitoras.

·         Fazer do uso do livro, da leitura orientada e da escrita uma rotina diária/semanal em sala de aula.

·         Promover a literacia literária como instrumento para a fruição de textos gradativamente mais extensos e complexos, que garantam o gosto de ler.

Descrição

Fomento da leitura orientada em sala de aula, com produção e disponibilização de materiais de apoio.

Realização, nas salas de aula, de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita, já que as aulas são as situações em que todos os alunos participam e que criam oportunidades para que descubram o que os livros contêm e o prazer que podem dar.

 

  - Dinamização de iniciativas pelas bibliotecas escolares, associadas à mediação da leitura em sala de aula – Projeto Ler com a biblioteca (lançamento a partir de julho de 2021);

  - Incentivo à participação e colaboração das bibliotecas públicas e outras organizações nas atividades de leitura orientada.

 

O PNL2027 disponibiliza um espaço digital específico, com orientações, sugestões de leitura, propostas de atividades para os 1.º e 2.º ciclos e um fórum de partilha e troca de ideias com os professores e outros intervenientes envolvidos nesta iniciativa.

 


A implementação do projeto pode ser acompanhada aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário