sexta-feira, 16 de março de 2012

Feira do Livro - a grande festa dos livros


             Integrada na Semana da Leitura 2012, decorreu, de 5 a 11 de março, mais uma Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal. A feira realizou-se na Escola Básica N.º2 e foi visitada por todos os alunos desta escola, pelas crianças dos Jardins de Infância e alunos do 1.º Ciclo, das freguesias de Parada, Papízios, Currelos e Oliveira do Conde.       No dia 5 de março, pelas 9h30, teve lugar a sessão de abertura, na qual participaram alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário (5.ºA, 6.ºA, 6.ºC, PIEF 1, 7.ºC e 10.ºB), sob a orientação dos respetivos professores de Português. Foi um momento recheado de poesia, teatro, música e dança. No final da sessão, usou da palavra o diretor do agrupamento, Dr Hermínio Marques, que elogiou a forma como a mesma decorreu, dando os parabéns a todos os que colaboraram na dinamização da feira.
         Ao longo da semana foi dinamizada a Hora do Conto, na Biblioteca Escolar, pelas professoras bibliotecárias, pela técnica da Biblioteca Municipal Sandra Gomes, pelos alunos e professora de Língua Portuguesa do 6.ºB, pela aluna Joana Bento do 7.ºC e pela professora de Educação Especial Sílvia Costa. Os destinatários desta atividade foram as crianças dos Jardins de Infância e alunos do 1.º Ciclo.
            A feira foi encerrada no domingo, 11 de março, com a projeção do filme Entrelaçados. Neste dia, foram muitos os encarregados de educação que aceitaram o convite e visitaram a feira.
            As vendas ultrapassaram as expetativas e pôde constatar-se que, afinal, ainda há muitos alunos que gostam de ler.
            A Feira do Livro é uma atividade coordenada pela Biblioteca Escolar, mas a sua realização só foi possível graças ao trabalho colaborativo de uma grande equipa: direção do agrupamento, coordenador de estabelecimento, pessoal não docente, professores de Português e do 1.º Ciclo, educadoras de infância, diretores de turma, Biblioteca Municipal, Núcleo de Educação Especial, professoras responsáveis pela turma PIEF 1, alunos e encarregados de educação.
            Durante esta semana, o agrupamento fez jus à frase de Sophia de Mello Breyner “O LIVRO É UMA FESTA”.
            

2 comentários:

  1. É verdade...foi uma verdadeira festa! Parabéns a todos! As crianças do JI de Alvarelhos adoraram! E já agora digo-vos que, desde setembro/11 a março/12, as dezasseis crianças fizeram 300 requisições de livros que levaram para casa. Estão de parabéns as crianças e os familiares! Passem no Pré Azul http://preazul.blogspot.com/
    Bom fim de semana
    Um abraço
    A educadora, Teresa Rebelo

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, Teresa. É de pequenino que se cria o bichinho da leitura.

    ResponderEliminar