quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Semana do Cidadão Portador de Deficiência





De 1 a 4 de dezembro, o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal desenvolveu várias ações com a finalidade de sensibilizar a comunidade educativa para os problemas das pessoas portadoras de deficiência.
Estas ações foram levadas a efeito pelas Bibliotecas Escolares e pelo Departamento de Educação Especial, tendo participado docentes de outros departamentos.
Na sala dos professores da Escola Secundária, da Escola Básica Aristides de Sousa Mendes e da Escola Básica de Carregal do Sal teve lugar um pequeno momento musical e literário, alusivo à deficiência e à inclusão, proporcionado por dois alunos de cada uma das escolas.
Em todos os estabelecimentos de ensino foram distribuídos marcadores de livros com frases criadas por alunos do 3.º ciclo, nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, sobre a temática da deficiência e da inclusão.
Nas bibliotecas escolares, foi apresentada a história inclusiva “O pequeno trevo” pelas professoras bibliotecárias e por grupos de alunos dos 1.º e 2.º ciclos.
Na tarde do dia 2 de dezembro, decorreu a sessão de entrega de prémio da 7.ª edição do Concurso Concelhio de Prosa, Poesia e Ilustração, este ano, subordinado ao tema “Ser diferente é ser especial”. Este concurso é promovido pela Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal, em articulação com as educadoras de infância e os professores do 1.º ciclo, Português, Educação Visual e Educação Especial. Foram muitos os alunos que apresentaram trabalhos, nomeadamente na modalidade de ilustração. Este concurso foi, mais uma vez, apoiado pela Fundação Lapa do Lobo.








ENCONTRO COM PEDRO LEITÃO

No dia 26 de novembro, o escritor e ilustrador Pedro Leitão não faltou ao encontro com as crianças da Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal. Realizou duas sessões na Escola Básica Nuno Álvares e uma outra no Jardim de Infância de Cabanas de Viriato.
Em cada sessão, o autor apresentou a obra A Viagem do Carro Encarnado, de uma forma bastante interativa, envolvendo as crianças na narração da história, tendo estas participado com bastante entusiasmo. Seguidamente, elaborou uma ilustração alusiva à história, a qual ofereceu aos estabelecimentos de ensino.
O espaço onde decorreram as sessões foi decorado com bonitos trabalhos realizados pelas crianças a partir das histórias deste autor.
A maioria das crianças adquiriu obras de Pedro Leitão, as quais foram autografadas pelo mesmo de uma forma muito personalizada.
Este encontro foi organizado pelas bibliotecas escolares, em articulação com as educadoras de infância, e promovido pela editora Gailivro. Esta atividade está integrada no projeto aLer+, um projeto de promoção da leitura que está a ser implementado no Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal com o apoio do Plano Nacional de Leitura.