segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Todos Juntos Podemos Ler



O Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal esteve presente no encontro de escolas/agrupamentos que estão a implementar o projeto “Todos juntos podemos ler”, o qual teve lugar na Escola Secundária Garcia de Orta, no Porto.

O agrupamento foi convidado para participar no 2.º painel de partilha de boas práticas, apresentando uma boa prática no âmbito da promoção da leitura inclusiva. A apresentação esteve a cargo das professoras bibliotecárias. Estiveram também presentes os adjuntos do diretor Carlos Martelo e Aldina Carvalho.

Este projeto foi concebido pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela Direção de Serviços da Educação Especial e Apoios Socioeducativos e tem como principal objetivo a criação de bibliotecas inclusivas, que assegurem reais oportunidades de leitura para todos os alunos.

No ano letivo anterior, o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal apresentou uma candidatura, no âmbito deste projeto, tendo a mesma sido selecionada, pelo que recebeu apoio financeiro para aquisição de fundo documental, software e equipamento destinados aos alunos com necessidades educativas especiais.

A Fundação PT também atribuiu um donativo ao agrupamento para a implementação do projeto. Este está a ser implementado pela Equipa das Bibliotecas Escolares e pela Equipa de Educação Especial, as quais têm desenvolvido ações conjuntas nos domínios da escrita e da leitura, em diferentes suportes.

Apresentação disponível em prezi




quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Hora do Conto na BE



No dia 31 de outubro, no período de almoço, alunos do 4.º ano apresentaram nas bibliotecas escolares da Escola Básica Nuno Álvares e da Escola Básica Aristides Sousa Mendes a história Desculpa… por acaso és uma bruxa?, de Emily Horn.
Na Oficina de Oralidade, os alunos prepararam uma leitura dramatizada da história, sob a orientação dos professores responsáveis por esta AEC e das professoras bibliotecárias.
Ao longo do ano, outras histórias serão apresentadas, no âmbito de um trabalho colaborativo entre os docentes e as bibliotecas escolares.